O programa Mesa Brasil do Sesc atua há quase trinta anos para mudar o cenário da fome e do desperdício de alimentos no país. Com ajuda de empresas parceiras, o programa leva comida de onde sobra para onde está faltando. Mas durante a pandemia da Covid-19, o número de pessoas que não têm o que comer aumentou exponencialmente, atingindo pelo menos 19 milhões de brasileiros, sendo necessário expandir as ações do programa.
Para que seja possível alcançar muito mais pessoas, o Sesc criou o Mesa Brasil Urgente, uma ação nacional para incentivar empresas e sociedade no combate à fome durante a crise social causada pelo coronavírus. A rede de solidariedade, além de mobilizar doações emergenciais em dinheiro, propõe que cada participante atue como multiplicador, estimulando a adesão de novas empresas. Pessoas físicas também podem participar do Mesa Brasil Urgente contribuindo com qualquer valor pelo site mesabrasilurgente.com.br.
Os recursos financeiros arrecadados na campanha serão convertidos em cestas básicas e distribuídos pelo país conforme Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), de forma a garantir o atendimento às famílias mais impactadas pelas consequências da pandemia. Só nos primeiros cinco meses desse ano, mais de 20 milhões de quilos de alimentos já foram doados pelo Mesa Brasil, número 15% maior do que no mesmo período em 2020. Mas a quantidade de instituições sociais em busca de apoio para o atendimento às famílias assistidas continua crescente.
Atualmente, o Mesa Brasil mantém, em nível nacional, parcerias permanentes com mais de 50 grandes empresas nacionais e multinacionais de diferentes segmentos, além de entrepostos de hortifruti, propriedades rurais e pequenos comércios. Ao todo, o programa conta com mais de 2.600 parceiros em todo o país e as doações chegam a cerca de 3,4 milhões de pessoas por meio das 6 mil entidades assistenciais cadastradas. Em 2020, foram distribuídos mais de 50 milhões de quilos de alimentos em todo o país.