Mesa Brasil completa 20 anos e já garantiu mais de 5 bilhões de quilos de alimento para os amapaenses

Sesc Amapá, empresas e instituições sociais celebraram aniversário do programa na última quinta-feira (31)

Mesa Brasil completa 20 anos e já garantiu mais de 5 bilhões de quilos de alimento para os amapaenses

O Sesc Amapá celebrou 20 anos do programa Mesa Brasil no estado na quinta-feira (31), no auditório da Fecomércio Amapá. Representantes das empresas doadoras e instituições assistenciais atendidas estiveram no evento que premiou os parceiros mais longevos. Na oportunidade, Sesc e Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE) firmaram parceria para viabilizar serviços em comunidades em vulnerabilidade social.

 

O Mesa Brasil é reconhecido em todo território nacional como um programa que desenvolve uma importante ação de segurança alimentar e nutricional, formando assim uma grande rede de solidariedade humana que tem como objetivo básico combater a fome e o desperdício de alimentos, com foco no direito humano à alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional em todo Brasil.

 

Implantado em 23 de agosto de 2003 pela Administração Regional do Sesc no Amapá, o Mesa Brasil passou a desenvolver suas atividades na modalidade colheita urbana. Desta maneira, assegura diariamente a coleta dos alimentos e procede o serviço de seleção e entrega imediata para as Instituições sociais cadastradas no programa.

 

 

Representes de empresas doadores e instituições sociais beneficiadas participaram da celebração.

 

Em duas décadas, mais de 5 bilhões de quilos de alimentos foram doados para instituições assistidas pelo Mesa Brasil. Já foram mais de mil parceiros doadores, entre pessoas físicas e jurídicas, contribuindo com alimentos, materiais de higiene, combustível, cessão de espaços, dentre outras doações. Cerca de 300 instituições foram beneficiadas.

 

“O Mesa Brasil é um excelente programa alimentar que está completando 20 anos no Amapá. Nós temos hoje mais de vinte doadores, entre supermercados, mercantis, panificadoras e açougues, que fazem esse trabalho de doação”, explica Ladislao Monte, presidente do Sistema Fecomércio Amapá.

 

Asdrúbal Silva representa uma das empresas que fazem a diferença na mesa de quem mais precisa. Ele é superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento no Amapá (Conab), doadora há 17 anos. Nesse período, já entregou mais 3 milhões de toneladas ao Mesa Brasil, feito premiado durante a cerimônia de 20 anos do programa.

 

Mesa Brasil completa 20 anos e já garantiu mais de 5 bilhões de quilos de alimento para os amapaenses

Representante da Conab Amapá, Danielle Montenegro recebe premiação das mãos de ladislao Monte pelos 17 anos de contribuição.

 

“Nós estabelecemos uma doação de pouco mais de 1800 toneladas de alimentos, e o montante de recursos para doações ao Mesa Brasil remonta 5 milhões de reais, valor significativo para minimizar a fome aqui no estado do Amapá”, relata o superintendente da Conab.

 

Ladislao Monte destacou no evento também as instituições que recebem as doações: “Temos nossos receptores, que são as entidades que mais necessitam de atividade filantrópica onde nós entregamos esses alimentos e capacitamos essas instituições a trabalhar essa parte social de combate à fome no nosso estado”, pontua.

 

Ruany Soares é presidente da Casa de Apoio Nosso Lar, instituição que recebe doações do Mesa Brasil há 6 anos. A casa oferece hospedagem gratuita para pessoas que vêm à Macapá em busca de tratamento médico e não tem onde se abrigarem. Ela parabeniza o trabalho do Mesa Brasil, fundamental para manter o funcionamento da instituição. “São vinte anos em que muito contribuiu para a sociedade amapaense. Que venham mais vinte anos pela frente.”, declara Ruany.

 

No Amapá, o Mesa Brasil atua com a compreensão de combater as desigualdades sociais e provocar o setor empresarial a compartilhar em prol da ação solidária de defesa a vida, luta pela justiça e garantia de direitos sociais.

 

As ações se baseiam em doações que exigem sensibilização dos indivíduos para o desenvolvimento do espírito solidário, com esforço gratificante e diário a partir da captação de parceiros doadores que juntos dividem a responsabilidade social na atuação dos diferentes contextos para transformação da realidade social dos assistidos.

 

Buscando estender o número de parceiros, na cerimônia o Sesc Amapá e o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE) assinaram termo para juntos arrecadarem itens ao programa e garantir ações sociais em comunidades onde há carência de serviços.

 

Mesa Brasil completa 20 anos e já garantiu mais de 5 bilhões de quilos de alimento para os amapaenses

Dr. Diego Moura, juiz eleitoral e presidente de inovção do TRE Amapá assina parceria com o Sesc.

 

“Agora a gente pôde sentir a realidade com o que foi mostrado, com fornecedores, pessoas de carne e osso, receptores, instituições que se sentem prestigiadas com tal fato. É com muito orgulho que o TRE se junta ao Sesc”, comenta o juiz eleitoral e presidente de inovação do órgão, Dr. Diego Moura.

 

As duas instituições lançaram, na oportunidade, uma campanha de doação de brinquedos para o Dia das Crianças. E a partir de segunda-feira (4), viajam juntas para terras indígenas no município de Oiapoque, para onde o Sesc leva o projeto Cinema na Estrada.