Dados da UNESCO apontam que, durante a pandemia, houve um declínio de 41% na atividade física no mundo. Outro dado de impacto negativo apurado pela UNESCO foi que 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária antes da pandemia. Estes preocupantes números reforçam ainda mais a relevância da 28ª edição do Dia do Desafio (DDD) – tradicional evento anual que traz como objetivo o incentivo à prática de atividade física regular pela população.
Trata-se de uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – coordenada no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da ISCA - International Sport and Culture Association - e da UNESCO. Vale reforçar que o DDD, que neste ano traz como tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”, ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio (dia 25), propondo inúmeras oportunidades para a realização de atividades físicas.
Aqui, no Sesc Amapá, as academias se preparam para os aulões temáticos DDD, que contará também com desafios específicos lançados no dia do evento.
O Dia Do Desafio, criado nos anos 1980 no Canadá, tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições. Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.