Durante a última semana os alunos da Escola Sesc participaram de atividades pedagógicas pautadas na proteção animal. Foram palestras, dinâmicas e rodas de conversa sobre o vínculo familiar com os bichos, os cuidados com a saúde dos animais, bem como a prevenção de zoonoses. Ao fim da programação educativa, as crianças passaram a arrecadar ração para doar às ONGs de regate de animais. O alimento pode ser entregue na Escola Sesc, localizada no bairro Beirol.
Construir vínculos afetivos com os animais de estimação, desenvolver hábitos de cuidado e respeito com os animais, realizar o levantamento da quantidade de animais domésticos entre alunos, proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais e oportunizar o contato com alguns bichos foram alguns objetivos do projeto.
Um dos momentos que mais empolgou a criançada foi a visita do médico veterinário Dennis Magalhães e da cadela Nina, uma golden retriever muito sociável. O médico conversou com os alunos sobre o funcionamento do organismo de gatos e cães, cuidados de higiene, alimentação e apresentou tipos de doenças mais comuns entre os bichos, as zoonoses. As crianças também puderam tirar suas dúvidas sobre os temas e brincar um pouco com a Nina.
Na sexta-feira (18), a vez de falar foi da voluntária da ONG Anjos Protetores, Laudenice Monteiro, mostrando as consequências de ter animais nas ruas, incentivando a adoção de animais resgatados e esclarecendo que a prática de maus tratos é crime. Laudenice também estava acompanhada de seus cães, deixando a roda de conversa ainda mais interessante.
Mas o auge da programação foi o “Dia dos Animais na Escola”, em que algumas crianças puderam apresentar seus bichinhos de estimação aos colegas. Teve coelho, jabuti, pintinho, entre outros.
Os animais possuem uma grande importância no cotidiano das crianças, pela sua presença em suas casas, através de histórias, desenhos animados e por todos os lugares da vida por onde andam. O projeto proporciona conhecimento ao respeito com os animais, que são seres vivos importantes para o nosso planeta e para o homem, como componentes da natureza.
Quer ver mais registros? Acesse nossa Galeria de Fotos.