Pensando na qualificação dos professores e em revisitar as Propostas Pedagógicas da Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos dias 3, 4 e 5 de agosto os docentes da Escola Sesc Antonio Oliveira Santos participaram de mais uma ação de formação continuada. A Semana Pedagógica teve como pautas a Importância da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças, bem como a alfabetização na Educação Infantil.
A formação aconteceu através da cooperação técnica do Departamento Nacional, intermediada pela técnica do Departamento Nacional, Gilvania Porto. O aprimoramento do conhecimento dos professores sobre a pedagogia do brincar em sala de aula, tem como finalidade melhorar a oferta de atividades lúdicas de qualidade, contribuindo com a formação de cidadãos, além de estimular a reflexão dos professores sobre sua prática pedagógica.
Ana Paula Santos, diretora da Escola Sesc, ressalta ser fundamental a capacitação com o DN frente às transformações da educação. “O Sesc acredita na participação de todos os sujeitos que compõem a escola para que ela cumpra sua função social, e é essencial que nesse espaço haja discussão constante entre os pares para as problematizações das ações educacionais que desenvolvem”, destaca.
Gilvania Porto pontua as atualizações pelas quais tem passado a Proposta Pedagógica da Educação Infantil, por isso trouxe aquelas importantes a considerar no percurso de modificações do trabalho da Escola Sesc Antonio Oliveira Santos. “A equipe está participando ativamente, elas têm muitas ideias, pensam, planejam, preparam a volta às aulas que acontece na semana que vem com muito entusiasmo, querendo fazer coisas bacanas para receberem as crianças”, observa.
Na quarta-feira (03), primeiro dia de capacitação, as atividade foram focadas na Educação Infantil, ressaltando a importância da figura do professor nos primeiro anos da criança. Foi abordada, principalmente, a ludicidade, as formas efetivas de brincar pensando no processo de aprendizagem do aluno.
No segundo dia, quinta-feira (04), a temática foi o papel social da leitura e da escrita. Por meio da análise de diferentes caligrafias, os professores praticaram como identificar o nível de alfabetização da criança. A técnica busca identificar se o aluno está em fase pré silábica, silábica, silábica alfabética ou alfabética.
Para encerrar a formação, na sexta-feira (05) a equipe estudou a organização de tempo didático, espaços, materiais, tempo e interações, já pensando no início do segundo semestre letivo de 2022. As atividades foram focadas em observar o desempenho dos próprios professores no tempo estipulado para as atividades.
A formação continuada é inerente à docência, afirma a diretora, e deve ser levada por todo vida profissional. “A formação ministrada pela educadora Gilvania não se esgotou nesses dias de capacitação, é um tema a ser colocado em prática dentro da sala de aula, com ações concretas, e sempre sendo discutido entre a equipe”, comenta.
Agora, os docentes pretendem executar o que aprenderam através de metodologias ativas, sondagens de aprendizagem, intervenções individuais e coletivas, tudo pensando no melhor desenvolvimento de aprendizagem do aluno. Pretendem ainda continuar explorando os temas em formações entre as equipes da Escola Sesc.
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