Entre os dias 23 e 26 de novembro, o Sistema Fecomércio Amapá, por meio da Escola Sesc, realizou a Feira de Empreendedorismo com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Com o tema “Uma educação empreendedora para o futuro”, o projeto tem objetivo de despertar nas crianças o compromisso com a vida, oportunizando o desenvolvimento de seus talentos e capacidades inovadoras na construção criativa.
Esta foi terceira edição da feira que, no ano passado, precisou acontecer de forma virtual. Durante a semana, as crianças participaram da comercialização de lanche e materiais artesanais que também preparam com ajuda de pais e professores. Com a experiência, a Escola Sesc busca desenvolver nas crianças características empreendedoras como autonomia, iniciativa, criatividade, organização, persistência, liderança, habilidade, trabalho em equipe, comunicação e expressão, de forma gradativa, lúdica e prazerosa.
Tais qualidades são trabalhadas nos alunos das Escola Sesc Antonio Oliveira Santos desde o Maternal e fazem parte de Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Na proposta pedagógica, o educador intervém estimulando a criança, encorajando a falar, expressar ideias e opiniões, na busca de soluções para os desafios propostos, bem como na percepção de sua capacidade de contribuir positivamente para transformação no ambiente escolar e no meio em que vive, de forma sustentável.
Na semana anterior, os alunos estiveram em diversos setores do Sesc Araxá oferecendo uma amostra do que seria a Feira de Empreendedorismo este ano, por meio da venda de pipocas gourmet. As visitas terminaram na sede da Fecomércio Amapá onde os pequenos foram pessoalmente entregar o convite para o evento ao presidente da federação, Eliezir Viterbino.
Mas eles não pararam de impressionar. Já na abertura do evento, na última terça-feira (23) os alunos mostraram muita criatividade e desenvoltura nos negócios que planejaram. Teve pirulitaria, doceria, pipoca gourmet, lanches naturais, estandes de chopp, laços de fita, produtos artesanais, pipas e pop it (brinquedos anti estresse).
“Enquanto Sistema Fecomércio, enquanto Serviço Social do Comércio, motivar empreendedorismo em um estado como o Amapá, em que é muito forte o setor público, além do papel que nós temos, é algo que trará retorno para essas crianças e para a sociedade”, ressaltou Viterbino no último dia de feira.
Para ver registros da Feira de Empreendedorismo, acesse nossa Galeria de Fotos