Nesta terça (17) e quarta-feira (18) o Sesc Amapá vai promover o Fórum de Cinema, programação em que vão ser exibidos filmes de produtores dos estados Acre, Piauí, Roraima, Rondônia e Amapá para que seja possível uma reflexão sobre o cinema na Amazônia. À frente do debate está a cineasta Jamaile Gurjão, que fará suas impressões a respeito das obras junto ao público do evento, que são os profissionais do audiovisual e estudiosos da área.
O Fórum de Cinema é parte da programação do Sesc Amazônia das Artes, que acontece em nove estados e pretende ultrapassar a indispensável ação de divulgar os trabalhos, mas se desafia também a criar laços, fortalecer a criação artística, dar visibilidade para as potencialidades estéticas que aparecem “do lado de cá” do país, encontrar respostas criativas e alternativas para as dificuldades encontradas, como a do custo amazônico e a escassez de políticas públicas.
Como foco do debate, estão os desafios para a produção audiovisual e fomento dessa cadeia, dificuldade que se estendem na pré e pós-produção e na distribuição dos produtos. O objetivo possibilitar reflexões acerca do cinema, suas dificuldades, particularidades e seus avanços. Deseja-se também, debater as políticas públicas voltadas para o cinema, sua amplitude no cenário atual, bem como as iniciativas independentes de produção, exibição, distribuição e publicidade.
As sessões iniciam às 18h30 nos dois dias de evento, com exibição das seguintes obras:
DIAS DE ATERRO, Dhárcules Pinheiro (AC)
RIO RISO DESAFIO, Javé Montuchô (PI)
NOSSAS HISTÓRIAS NO MURO: MULHERES E ARTE NA FRONTERIA BRASIL-VENEZUELA, Adriana Duarte e Benjamin Mast (RR)
PASSAR UMA CHUVA, Aron Miranda (AP)
NAZARÉ ENCANTADA, Simone Noberto (RO)