Projeto Concertos Sesc Partituras

Cultura

Projeto Concertos Sesc Partituras

O projeto Concertos Sesc Partituras é uma Biblioteca Virtual de Música Brasileira, o projeto existe sem fins lucrativos, e tem por finalidade preservar e difundir o patrimônio musical brasileirode tradição escrita e incentivar o desenvolvimento de intérpretes e compositores de todas as regiões do Brasil. É uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais. O site disponibiliza o acesso gratuito às partituras através de um sistema de busca coerente com as necessidades de estudantes, professores, músicos e pesquisadores o que inclui, além da consulta ao catálogo com suas informações, a visualização e possibilidade de download integral de cada obra musical. O projeto investe regularmente na pesquisa e editoração de novas partituras através de especialistas visando à preservação e divulgação de acervos históricos, particulares ou institucionais.

Acesse a biblioteca em:  sescpartituras.sesc.com.br

 

O que o projeto faz:

 • Disponibiliza partituras na íntegra para download e impressão através de um sistema de buscas;

• Edita obras manuscritas e reedita edições esgotadas;

• Divulga e apoia revisões e pesquisas musicológicas;

• Divulga obras de compositores contemporâneos.

 

Como participar:

Se você é compositor ou pesquisador e deseja contribuir com a disponibilização de partituras entre em contato com a Coordenação de Cultura do Sesc Amapá.

Informações:  Sesc Araxá, sala da Cultura

Endereço: Rua Jovino Dinoá, 4311 – Beirol

Contato: (96) 3241-4440, ramal 239.

 

Concerto da noite

O primeiro concerto do Sesc Partituras em 2022 homenageia tradicionalmente o ilustre mestre Nonato Leal. Nesta edição, além dos músicos da Orquestra de Violões Nonato Leal, participa do tributo a Orquestra Filarmônica Equinócio das Águas, juntas em uma sinfonia no auditório do Senac Amapá nesta quinta-feira (29), a partir das 19h.

O músico homenageado tem papel importante na história da música amapaense por ter sido o primeiro professor de violão do então conservatório de música do Amapá, Walkíria Lima. O trabalho o tornou responsável pela formação de gerações de músicos do estado.

 

Raimundo Nonato Leal é músico desde os 10 anos de idade, vocação artística que herdou de uma família de músicos. Tocou violino durante alguns anos, depois seguiu para o banjo. Ele conheceu o cavaquinho, o bandolim e a viola e, nesta sequência, de cordas chegou ao violão – instrumento que o acompanha até hoje. Aos 86 anos de idade, 76 deles são dedicados à música. Nonato Leal tem participação importante na história dos festivais de música do Estado que lhe renderam três primeiras colocações. Compôs em parceria com os poetas Alcy Araújo e Isnard Lima. Em 1998, conseguiu gravar seu primeiro disco, Lamento Beduíno, um CD com 15 faixas. Atualmente, Nonato Leal ainda reside em Macapá, cidade que adotou como sua e na qual, representa um dos maiores perpetuadores da música de violão genuína e autoral

 

Orquestra de Violões Nonato Leal (ONL) é um grupo de violonistas composto de alunos, ex-alunos e professor do CEP em Música Walkíria Lima. A ONL mescla as várias vertentes do violão instrumental, tocando do erudito ao popular, do mundial ao regional em formato de orquestra, quartetos, trios, duos e solo. A ONL foi fundada em abril de 2014, homenageando o primeiro professor de violão popular do então conservatório de música do estado do Amapá, o professor Nonato Leal e na ocasião de sua estréia no Museu Sacaca estreou o arranjo para grupo de Lamento Beduíno, uma das mais famosas peças do professor Nonato Leal. Tendo se apresentado em diversos locais e eventos ao longo dos anos. Regente: Wenderson Barbosa/   Violão 1: Anthony Xisto e Luiz Augusto/Violão 2: Anthony Barbosa  e Wenderson Barbosa/ Violão 3: Fillip Sena e Jennyferson Lobato.

 

A Orquestra Filarmônica Equinócio das Águas foi fundada em 24 de novembro de 2011, com a atuação na formação musical de seus componentes para que em seguida façam parte da Orquestra, que por sua vez é formada de 20 integrantes, essencialmente por crianças e adolescentes, oriundos de diversas localidades, principalmente de áreas periféricas com baixa situação econômica e social o que dificulta sobremaneira a aquisição de instrumentos pelos inscritos nas atividades da Instituição. Em 2021, realizou com êxito o quarto Festival Internacional de Música do Amapá. A realização do quinto Festival Internacional de Música do Amapá – 5º FIMAP, aconteceu em julho de 2022. A presente proposta contemplou o acesso à música erudita e popular em seus diversos desdobramentos. O aprimoramento de músicos, visando à troca de experiências foi através de um grande intercâmbio cultural, que contou com a participação de docentes do Conservatoire de Musique Dance et Théâtre de Guyane, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Pará, Fundação Carlos Gomes-PA e profissionais da Música de todo o Estado do Amapá.  MAESTRO TÍTULAR: MARCOS AUGUSTO RIBEIRO DOS SANTOS.

 

REPERTÓRIO DO CONCERTO

Orquestra Equinócio das Águas

1.    Trompete de Espanha Composição; G.GAGLIARDI Adaptação: Marcos Ribeiro Solo de Trompete: Maestro Marcos Ribeiro

2.    O Sole Mio Composição; Eduardo DI Capua Arranjo: Joel Amorim

3.    Tô em Macapá Composição; Nivito Guedes. Arranjo: Marcos Miranda

4.    Lá vita è bella Composição; Nicola Piovani. Arranjo: Oziel Cardozo

5.    My Way Composição; Paul Anka/ Jacques Revaux Arranjo: Oziel Rogério Santos

6.    The Phantom of the Opera Composição: Andrew Lioyd Adaptação: Marcos Ribeiro

7.    Bachianas Brasileiras nº 5 Composição: Heitor Villa-Lobos Adaptação: Severino Araújo

8.    Ibiza Dance Composição: Eurico Pereira/Luiz Fernando Arranjo: Josiel Saldanha Adaptação: Marcos Ribeiro

 

Orquestra Nonato Leal

1.    Carimbó, composição: Tó Teixeira e Antony Xisto

2.    Bolo de Milho, composição: Tó Teixeira e Luis Augusto

3.    Novos Navios, composição: Anthony Barbosa (Nova música)

4.    Um pro Ney, composição: Sebastião Tapajós, Anthony Barbosa e Wenderson Barbosa

5.    Andorinhas da Cândido Mendes, composição: Nonato Leal, Antony Xisto e Jenyferson Lobato

6.    Onze Janelas, composição: Emanuel Cordeiro e Orquestra de Violões

7.       Lamento Beduíno, COMPOSIÇÃO: Nonato Leal e Orquestra de Violões

                                    

Nonato Leal

1.    Estudo em Mi menor, composição: Nonato Leal (Nova música)

2.    Chorinho para o Botafogo, composição: Nonato Leal

3.    Maresias Amazônicas, composição: Nonato Leal (Nova música)

4.    Ruas de Espanha, composição: Nonato Leal (Nova música)

5.    Samba Diferente, composição: Nonato Leal

6.    O Egípcio e a Francesa, composição: Nonato Leal (Nova música)

7.    Chorinho para Luana, composição: Nonato Leal