Entre os dias 12 de julho e 12 de agosto os visitantes do Sesc Centro podem prestigiar a exposição “Tisnas Reminiscentes”, do artista J. Márcio. A mostra faz parte do programa Sesc Amazônia das Artes, um intercâmbio das artes e da cultura na região que busca, além de divulgar os trabalhos realizados nos estados Amazônia Legal, criar laços entre os artistas locais e fortifica-los.
J. Márcio pôs em prática, nas suas pinturas, seus estudos sobre as obras de Steven Spazuk, criador da impressionante arte com chamas, Yves klein, fundador do movimento nouveau réalisme e o pintor americano Danny Shervin, que após desenhar com pólvora taca fogo em suas obras, criando espetáculos poéticos através do fogo. Para dar simbologia à técnica, J. Márcio utilizou-se de isqueiros e velas, material utilizado na lamparina, espécie de lâmpada improvisada em um recipiente, composto por qualquer tipo de óleo combustível, sobre o qual flutua um pedaço de pavio encerado fixo, muito comum em regiões ribeirinhas. A referência da lamparina é uma correlação entre a criança que ele foi vivendo na região amazônica, e o artista que se tornou.
No resgate à sua infância, ele encontrou razões para engajar sua arte, colocando a serviço da preservação da natureza, que lhe garantiu meios de sobrevivência e inspiração. A exposição Tisnas Reminiscentes significa essas memórias e permite um olhar à Amazônia profunda, despida do olhar ganancioso para suas riquezas. Uma Amazônia pura, que mantém famílias vivas e que sofre com a falta de acesso à direitos básicos.
Vamos prestigiar a cultura amapaense!