O Sistema Comércio inaugurou no Amapá, no dia 3 de dezembro (terça-feira), a Unidade Integrada Sesc e Senac Santana. O complexo é voltado para a gratuidade, com programas sociais e qualificação profissional.
A obra teve mais de R$ 15 milhões em investimentos e, para 2025, a unidade pretende atender, através dos programas do Sesc – educação, saúde, cultura, assistência e lazer – cerca de 35 mil pessoas. Já pelo Senac, são previstas mais de 2 mil matrículas nos cursos de capacitação profissional nas áreas de gastronomia, beleza, tecnologia, idiomas, gestão e saúde.
Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, o Diretor do Departamentos Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo, o Presidente do Sistema Fecomércio Amapá, Ladislao Monte, o vice-governador do Amapá, Teles Júnior, e o prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha.
Educação, cultura, saúde, assistência e lazer com o Sesc
A unidade do Sesc em Santana passa a oferecer atividades nas áreas de educação, cultura, saúde, assistência e lazer, com foco em famílias de baixa renda. A previsão é atender 35 mil pessoas ao longo de 2025, com ações voltadas a crianças, jovens, adultos e idosos.
A infraestrutura inclui ambientes pedagógicos projetados para promover bem-estar e desenvolvimento das habilidades de cada público, sejam sociais ou cognitivas, como o Espaço Brincar para as crianças, a Sala de Artes Visuais e áreas destinadas aos programas de assistência, lazer e cidadania.
Além dos espaços fixos, as unidades móveis do Sesc estarão a postos para atender a população santanense. O presidente do Sistema Fecomércio Amapá, Ladislao Monte, e o prefeito de Santana, Sebastião “Bala” Rocha, assinaram Termo de Cooperação Técnica para garantir atendimentos odontológicos e de saúde bucal no caminhão OdontoSesc e empréstimo de livros no caminhão BiblioSesc.
Capacitação profissional com o Senac
Com previsão de realizar mais de 2 mil matrículas em 2025, o Senac oferta em Santana cursos técnicos e de qualificação nas áreas de gastronomia, beleza, tecnologia, idiomas, gestão e saúde, entre outras. Jovens e adultos a partir de 14 anos terão à disposição modernos laboratórios e salas de aula inovadoras, incluindo espaços voltados para prática em hotelaria, cozinha, beleza e informática.
Presidente do Sistema Comércio AP destaca impacto social e educacional
O presidente do Sistema Fecomércio Amapá, Ladislao Monte, destaca que, com a inauguração, o Sesc e o Senac entregam para Santana importantes serviços ao município que tem fundamental contribuição para a economia local.
“Santana possui um comércio pulsante que contribui para o fortalecimento da nossa economia e, agora, receberá esse importante empreendimento com uma estrutura que comporta o que de melhor oferecem os braços sociais do Sistema Fecomércio. Essa unidade integrada do Sesc e Senac atenderá todos os santanenses e as pessoas que moram nas localidades próximas à cidade com a oferta de cursos de qualificação profissional, saúde, lazer e cultura”, declara o presidente.