Na última semana o Sesc Amapá esteve pela primeira vez levando serviços para uma Terra Indígena, por meio dos programas de Cultura e Educação. Nossas equipes viajaram rumo ao município de Oiapoque, a dez horas da capital Macapá, para chegar na Aldeia Kuahi.
Este é um marco importante para o Sesc em seus 46 anos no Amapá contribuindo para o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Através de importantes parcerias, potencializa cada vez mais recursos, alargando significativamente o alcance dos serviços sociais.
“A vida acontece com o Sesc, esta é a nossa reflexão deste ano em todo o Brasil. Sim, mas onde essa vida acontece? Ao passarmos a observar tudo ao nosso redor vimos o quanto nosso trabalho impacta na vida das pessoas, fazendo a vida acontecer não somente no Sesc, mas com o Sesc”, analisa a diretora Regional do Sesc Amapá, Êmilie Pereira.
“Pensando nisso, realizamos mais um sonho, que até pouco parecia distante para alcançarmos. Levar projetos de cultura e educação para comunidades indígenas do nosso extremo norte do Brasil, regozija nossos corações, e nos faz ter a certeza de que estamos alcançando as pessoas em todos os lugares, sejam eles próximos ou longínquos”, afirma a diretora.
Ação conjunta teve participação do Sesc Amapá, Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público do Amapá.
A visita foi intermediada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE), com quem o Sesc firmou parceria a fim de levar ações para comunidades de mais difícil acesso. Por meio do Laboratório de Inovação, o TRE promoveu entre os dias 2 e 10 de setembro um intercâmbio com a Associação dos Jovens Estudantes pela Paz, grupo de 40 integrantes vindo de São Paulo para experenciar a cultura indígena, ribeirinha, a atuação do Exército e da Justiça Eleitoral na região de fronteira.
“Estamos muitos satisfeitos pelo cacique nos receber, e trazer a cidadania, a democracia para o povo indígena”, expressou Giovana SantAngelo, assessora da Diretoria Geral do TRE.
Na manhã do dia 5 (terça-feira) a equipe do Sesc chegou na comunidade, liderada pela coordenadora de educação, Ana Paula Santos, para um momento de interação com os moradores, líderes e os demais visitantes. Durante as primeiras horas, a equipe acompanhou as atividades e dialogou sobre possíveis ações na aldeia.
“O Sesc através dos seus projetos sociais pretende estreitar esses laços com a Aldeia Kuahi, principalmente no tocante a educação. Hoje é um momento histórico para o Sesc Amapá e para o Sesc Brasil”, comentou Ana Paula Santos.
A Assosciação Associação dos Jovens Estudantes pela Paz tem integrantes advindos de onze estados brasileiros e cinco países.
Por meio do programa de Cultura, o CineSesc chegou a Terra Indígena com filmes premiados na VI Mostra Sesc de Cinema. Com um telão instalado na aldeia e distribuição de pipocas, as crianças aproveitaram uma noite de cinema a céu aberto.
“Quero agradecer ao TRE, ao Ministério Público e ao Sesc por estarem aqui conosco, por visitarem nossa comunidade. É de uma grande importância trazer essas informações. A gente está muito feliz de recebê-los, agora com o cinema para a comunidade”, disse o líder da Aldeia Kuhai, Cacique Gilberto, durante a exibição dos filmes. “A gente agradece muito o Sesc por essa parceria. Quando fala de educação e saúde, é uma melhoria para todos”, completa.
Projeto CineSesc leva Mostra de Cinema para a comunidade.
“Hoje o Sesc Amapá chega à comunidade no Oiapoque trazendo novas experiências e vivências, respeitando e valorizando todos os povos. Para amanhã, outros sonhos surgem e já vislumbramos uma vida bem mais feliz com o Sesc para todos os lugares, etnias, povos e raças”, finaliza Êmilie Pereira.
Veja mais registro na Galeria de Fotos: https://www.sescamapa.com.br/galeria/acoes/educacao-e-cultura-na-aldeia-kuahi-oiapoque