Sesc Ler

 

O Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio – SESC implantou em 1998 o Projeto SESC Ler com uma nova perspectiva de Educação de Jovens e Adultos. E a partir de 1999 o Departamento Regional do Amapá implantou nos municípios de Laranjal do Jarí e Mazagão, ampliando posteriormente para os municípios de Amapá (2000), Macapá (2005) e no município de Oiapoque (2010).  O referido projeto possui uma proposta educativa fundada na autonomia, no desenvolvimento do pensamento crítico e na cooperação, respeitando os saberes acumulados pelos educandos, resgatando a autoestima e a valorização das identidades pessoais e dos grupos a que pertencem.

 

            Além das estruturas físicas e pedagógicas existentes para a realização dos projetos, contamos com o auxílio financeiro do Departamento Nacional, para custear suas despesas operacionais. Recebemos apoio do Departamento Regional e das parcerias firmadas com as prefeituras de cada município, Ministério da Cultura, assim como outras Instituições, a fim de garantir acesso à educação de qualidade a todos que não tiveram a oportunidade na idade própria.

                  

            Imbuídos nesta perspectiva, o Projeto SESC LER apresenta uma proposta educativa pautada em quatro aprendizagens fundamentais: aprender a conhecer adquirindo instrumentos de compreensão; aprender a fazer para agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, para participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; aprender a ser para melhor desenvolver a sua personalidade. Apropriando - se de uma formação que permita a mudança na perspectiva de vida por parte dos alunos; a compreensão das relações que se estabelecem no mundo do qual ele faz parte; a ampliação de sua leitura de mundo e a participação efetiva nos processos sociais.

 

Objetivo Geral:

 

Oportunizar aos Jovens e Adultos a partir de 15 anos de forma crítica, autônoma e participativa da Alfabetização ao 2ª Ciclo. Incentivando – os para o mundo do trabalho e aumentando a escolarização desses atores que por motivos diversos não garantiram direito a educação em tempo próprio.

 

Público Alvo:

Jovens e adultos a partir de 15 anos de idade, carentes, de baixa ou nenhuma renda fixa, que desejam participar do projeto da alfabetização ao 2º ciclo do Ensino Fundamental.

 

O projeto está voltado para educação de jovens e adultos, oportunizando a esse público o acesso à educação sob uma perspectiva de valorização e promoção à cidadania. Dessa forma, visa não apenas alfabetizar jovens e adultos, no sentido de ensiná-los a decodificar letras, sons ou números. Mas propiciar conhecimentos básicos para que possam enfrentar as exigências do mundo contemporâneo e construir melhores condições de vida para si e para a sua comunidade.

Neste sentido, o SESC Ler prima pelo desenvolvimento de valores sociais e subjetivos tais como o respeito ao outro, valorização da cultura, desenvolvimento de consciência critica-reflexiva e atitude participativa do educando.

 

CENTROS SESC LER

SESC LER MAZAGÃO

Mais informações >>
SESC LER LARANJAL DO JARI 

Mais informações >>
SESC LER AMAPÁ 

Mais informações >>
SESC LER OIAPOQUE 

Mais informações >>

 

ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS NOS CENTROS:

 

  • PROJETO HABILIDADES DE ESTUDO

O Projeto Habilidade de Estudo (PHE), visa ampliar os conhecimentos dos alunos estimulando o desenvolvimento das habilidades e competências, sendo realizado através de uma dinâmica de momentos diversificados de aprendizagem. Este é ofertado nos municípios de Macapá, Amapá, Mazagão e Laranjal do Jarí

 

A implantação do projeto nos Centros educacionais do SESC Ler se deu em função da necessidade de atender filhos e netos dos alunos que frequentam a EJA. Diante dessa necessidade, a instituição dispõe de espaço físico no período da manhã e tarde para atender a clientela que reside próximo à instituição.

Objetivo Geral: Desenvolver habilidades e competências, de forma lúdica e prazerosa, que proporcionem aos alunos o desenvolvimento de atitudes individuais ou coletivas.

 

Publico Alvo: crianças matriculadas no ensino regular do 1º segmento do ensino fundamental.

 

  • PROJETOS PEDAGÓGICOS REALIZADOS NO AMAPÁ, MAZAGÃO E L. DO JARI, EM 2013 NO OIAPOQUE.
  • Projeto Identidade e Cidadania: Visa resgatar e valorizar a identidade pessoal e coletiva dos educandos da EJA, desenvolvendo atitudes de cidadania e fortalecimento de valores contidos em cada município. (EJA e PHE)

 

  • Projeto Resgatando Raízes: Propõe fomentar discussões em torno de questões culturais do município e suas implicações para a valorização e desenvolvimento da cultura local ampliando os conhecimentos dos alunos de forma contextualizada. (EJA e PHE)

 

  • Projeto Meio ambiente e Geração de Renda: Tem por objetivo propiciar aos educandos da EJA, momentos de reflexão, interação e construção de ações educativas de redução, reutilização e reciclagem que preserve o meio ambiente, aliadas a oficinas manuais que desenvolvam habilidades com materiais alternativos que possam complementar a renda familiar. (EJA)

 

  • Projeto vida saudável: Tem por objetivo desenvolver ações sobre hábitos saudáveis que possam contribuir com a saúde dos alunos, melhorando o seu bem está, na busca de qualidade de vida. (EJA)

 

  • Projeto LER: imaginação sem limites. Objetiva incentivar a leitura e produções textuais, através das diferentes tipologias textuais com intuito de desenvolver habilidades e gosto pela leitura nos diferentes portadores de textos. (PHE)

 

  • Projeto Amigos da natureza: tem por objetivo despertar nos alunos atitudes de cuidado dos recursos naturais existentes de forma a preservar o ambiente que no qual estão inseridos.

 

  • PROJETOS REALIZADOS NO AMAPÁ, MAZAGÃO E L. DO JARI, EM 2013 NO OIAPOQUE EM PARCERIA COM OUTROS PROGRAMAS DO SESC. 

 

  • Projeto Ver para Aprender (Saúde)
  • Projeto Geração de Renda (Valorização Social)
  • Programa Mesa Brasil (Assistência em L. do Jarí)
  • Feira de Livros (Cultura)
  • Exposição Itinerante (Cultura/DN)
  • Palco Giratório e Sonora Brasil (Cultura)
  • Recreação e Mini Maratona (Lazer)
  • Nutrição (Saúde)
  • Biblioteca (Cultura)
Você está aqui: Home Projetos Sesc Ler
Sesc Ler - Sesc Amapá